Estudos de Segmentação

Estudos de Segmentação

Segmentar um mercado é dividi-lo de forma a criar grupos mais pequenos e homogéneos nas suas características, seja em variáveis demográficas, psicográficas, comportamentais ou outras. Outro conceito importante é o do Posicionamento que nos remete para a posição que o objecto de estudo em questão (produto, marca, conceito, etc.) ocupa na mente do consumidor. Muitas vezes aquilo que determinada marca procura transmitir ao mercado não é o que os consumidores assimilam e percepcionam, provocando gaps de posicionamento.

A QSP utiliza as mais actuais ferramentas de recolha e análise de dados nos estudos de segmentação e posicionamento de consumidores, bem como o expertise dos seus consultores na sua caracterização.

Os resultados apresentados, fruto de métodos estatístico-matemáticos de análise multivariada, procuram modelizar os dados, transformando-os em informação de mercado accionável pelos responsáveis das empresas. A análise conjunta, análise factorial, análise de componentes principais, análise discriminante, análise de clusters, entre outras, são técnicas de análise multivariada de dados ao serviço deste tipo de estudos.

Um misto entre o conhecimento profundo de estatística, para análise dos dados, e de conhecimento de mercado, para transformar a análise estatística em informação de mercado, é fundamental na criação de um output graficamente apelativo e facilmente legível.

Os estudos de Segmentação e Posicionamento ajudam a definir mais claramente quem são os consumidores atuais e potenciais da organização, permite verificar se existe algum gap entre a posição actual da empresa e onde esta quer estar, sendo um auxílio importante na identificação de oportunidades de mercado.

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