Neuro Omnibus

Neuro Omnibus

Esta pesquisa, de periodicidade anual, recorre a técnicas de Neuromarketing (EEG e Eye Tracking, EDA) por forma a avaliar os níveis de atenção, memória, emoção, engagement, entre outros, a partir de um bloco de filmes publicitários de vários anunciantes, o que permite diluir os custos da Pesquisa por todos os aderentes. Este estudo é levado a cabo em Lisboa e no Porto, junto de participantes segmentados por idade e género, de forma a poderem ser avaliados anúncios para diferentes targets. Este estudo, através de spots e imagens seleccionadas, visa compreender o que está a acontecer no cérebro dos participantes enquanto visualizam anúncios publicitários, tanto a nível consciente como subconsciente. A cada segundo e sem interromper a experiência, esta pesquisa consegue encontrar resposta para todos os aspectos relativos a cada anúncio em particular na sequência da visualização de um spot de vários anúncios publicitários. Esta análise permite identificar os principais momentos de compromisso (engagement) e compará-los com os resultados desejados (expectativas) pelos promotores, determinando assim a eficácia do anúncio. A compreensão do impacto que um anúncio publicitário pode ter no espectador, à priori do seu lançamento público, pode ser útil no sentido de melhor seleccionar as edições finais e o seu posicionamento. Ademais, permite ter uma melhor percepção das diferenças demográficas. À posteriori do lançamento, pode ser útil para perceber se o anúncio atinge os objectivos para os quais foi desenhado, gerando informação relevante para reavaliação das estratégias de comunicação delineadas.

Vantagens:

  1. A comunicação do produto pode ser eficaz em escalas de tempo muito pequenas, que afectam as chamadas “compra por impulso”. A resposta do cérebro a tais mensagens pode durar apenas alguns minutos. As técnicas utilizadas são capazes de resolver este problema, fornecendo uma imagem detalhada da interacção do consumidor com um produto no momento de contacto.
  2. As técnicas de Neuromarketing têm a capacidade de remover a subjectividade no âmbito dos ensaios. Os estudos tradicionais têm a dificuldade de muitas vezes os participantes não serem capazes de colocar a sua experiência em linguagem. A tecnologia aqui proposta evita essa ambiguidade, permitindo uma clara visão sobre a experiência do espectador.

bt_cornerPT

Indique a sua pesquisa