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Paco Underhill
PACO UNDERHILL Shopping Anthropologist, Founder and President of Envirosell

Paco Underhill é antropólogo especialista em comportamento de compra, sendo um dos mais reputados a nível mundial. É ainda Presidente Fundador da Envirosell, empresa de consultoria e pesquisa comportamental focada em ambientes comerciais, com sede em Nova Iorque. Paco Underhill escreveu vários livros; o primeiro, “Why We Buy: The Science of Shopping”, é best-seller internacional e foi publicado em 27 línguas; “Call of the Mall: The Geography of Shopping”, lançado em 2014, é considerado como um passeio humorístico num centro comercial americano; por sua vez, o seu mais recente livro, “What Women Want”, versa sobre a mudança do estatuto feminino e a consequente afetação na sociedade.

As suas colunas e editoriais são destaque nos mais conhecidos jornais internacionais como o The New York Times, Money Magazine e Wall Street Journal. Paco Underhill é especialista em tendências globais de consumo e adapta as suas apresentações às necessidades específicas dos seus clientes. Seja o seu trabalho feito para o McDonald’s, Starbucks, Estée Lauder, Bloomingdale’s ou Blockbuster, este transmite sempre os insights necessários para entender verdadeiramente cada consumidor. Do comportamento de compra ao consumismo no mundo moderno, as apresentações perspicazes e divertidas de Paco Underhill são amplamente elogiadas em todo o mundo.

Paco Underhill tem mais de 20 anos de experiência em pesquisa e consultoria. Em 1975, tornou-se membro do Project for Public Spaces, uma empresa com sede em Nova Iorque especializada no planeamento e gestão territorial.

Em 1977 e 1978, Paco Underhill lecionou no Programa de Doutoramento em Psicologia Ambiental da City University. Em 1979, formou consultores em análise e planeamento ambiental e iniciou a aplicação das metodologias de pesquisa que havia desenvolvido em ambientes de retalho.

COMPREENDER O CONSUMIDOR

Há mais de 30 anos que Paco Underhill observa e mede a forma como o mundo compra. Este trabalho levou-o a 46 países, incluindo Portugal. Paco Underhill acredita que comprar é um reflexo da mudança social.

 

key points
 

 

• A evolução da linguagem visual. A forma como vemos está a mudar mais rapidamente do que a forma como lemos ou falamos. Graças ao cinema e internet, a conexão entre os nossos olhos e o nosso cérebro nunca foi melhor.

• A mudança no estatuto das mulheres está a gerar tendências comerciais. Antes vendia-se roupa, comida e cosméticos às mulheres. Hoje elas compram tudo.

• A conveniência é o maior driver na compra moderna. Tão importante quanto poupar dinheiro.

• O que é global e o que é local? A forma como as pessoas compram no Porto e em Lisboa, é diferente. Como nos podemos tornar locais?

• Frequentemente, para vender, temos que educar primeiro. A chave para a interface entre o online e o offline é a habilidade dos consumidores em aceder e gerir a informação.