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LI HUANGProfessor of Organizational Behaviour, INSEAD
Li Huang

Li Huang é especialista em psicologia do poder, criatividade e negócios. Tem vários artigos publicados em revistas académicas, como o Academy of Management Journal, Organizational Behavior and Human Decision Processes, Psychological Science, Social Psychological and Personality Science e Behavioral and Brain Sciences. A sua pesquisa tem sido reconhecida pela comunidade científica através de prémios e bolsas da American Psychological Association e do Dispute Resolution Research Center.

De igual forma, a sua investigação e insights têm recebido inúmeras menções nos media, incluindo o The Economist, The Wall Street Journal, Forbes, Scientific American, Business+Strategy, The Boston Globe, Canada’s Globe and Mail, e The Times of India.

Além da docência em programas de MBA e de Doutoramento, Li Huang leciona em open-enrollment programs, assim como programas executivos específicos de empresas.

Relativamente à sua formação, Li Huang detém um doutoramento pela Kellogg School of Management na Northwestern University, mestrado pela Guanghua School of Management na Peking University, e licenciatura pela Renmin University.

SARCASMO: DESPREZÍVEL OU ESCLARECEDOR?

A maioria das pessoas afirma que aprecia humor. Nem todos sentem o mesmo em relação ao sarcasmo - uma forma agressiva de humor. De facto, frequentemente, os “especialistas em comunicação” instruem para a rejeição do sarcasmo, ou de expressões destinadas a comunicar humoristicamente o significado de uma coisa através de uma linguagem antónima.

As observações sarcásticas expressam, não raras vezes, a picada venenosa do desprezo, podendo debilitar relacionamentos e obstruir a comunicação. A experiência geral do sarcasmo, contudo, pode ser mais matizada. Não só o sarcasmo é mais humorístico e memorável do que a comunicação direta, como também conduz a maiores benefícios cognitivos.

Nesta apresentação, Li Huang irá apresentar dados de uma série de estudos experimentais que demonstram que o sarcasmo pode aumentar a criatividade e as expectativas do público. Simultaneamente, irá também discutir as implicações destas descobertas para os profissionais de marketing, especialmente aqueles que procuram produtos e serviços criativos ou aqueles que simplesmente precisam de um público mais atento.

 

key points
 

 

• O sarcasmo aumenta o pensamento criativo nos oradores e nos seus ouvintes.

• A utilização de linguagem sarcástica leva a um melhor entendimento dos diferentes pontos de vista.

• O uso do sarcasmo com pessoas de confiança reduz o efeito nocivo do sarcasmo nas relações.

• Organizações e indivíduos podem considerar o uso seletivo de sarcasmo para inspirar a recetividade a marcas inovadoras.

• Também pode ser considerado o uso seletivo de sarcasmo para promover opiniões dissidentes.