KEYNOTE SPEAKERS

David Goleman

Author
Emotional Intelligence
Psychologist

Psicólogo e Autor dos livros Emotional Intelligence e Focus, Daniel Goleman tem transformado a forma como o mundo educa as crianças, se relaciona com a família e amigos, e como gere os negócios. O Wall Street Journal classificou-o como um dos 10 mais influentes pensadores empresariais. O seu artigo “What Makes a Leader” mantém-se a reimpressão mais solicitada da história da Harvard Business Review.

O seu bestseller de 2014, Focus: The Hidden Driver of Excellence, aborda o modo como a liderança oferece resultados que exigem um foco triplo: em nós mesmos; nos outros, para os nossos relacionamentos; e nas forças externas que dão forma às organizações e à sociedade. “The Focused Leader” de Goleman ganhou em 2013 o Prémio HBR McKinsey Award – atribuído anualmente ao melhor artigo na Harvard Business Review.

No seu livro A Force for Good: The Dalai Lama’s Vision for Our World – que foi selecionado pessoalmente por Dalai Lama – combina os ensinamentos-chave de Dalai Lama, evidências empíricas e narrativas verdadeiras de pessoas que colocam as suas lições em prática, oferecendo aos seus leitores aplicações práticas para fazer do mundo um lugar melhor.

Emotional Intelligence, esteve na lista de bestsellers do The New York Times por cerca de ano e meio. Nomeado um dos 25 “Most Influential Business Management Books” pela TIME, foi traduzido para 40 idiomas. A Harvard Business Review considerou o livro “uma ideia revolucionária e paradigmática”. O seu seguidor, Working with Emotional Intelligence, delineou a importância da Inteligência Emocional no ambiente profissional.

O pioneiro, Primal Leadership: Unleashing the Power of Emotional Intelligence, escrito por Goleman, juntamente com Richard Boyatzis e Annie McKee, revelou evidências científicas que provam que as competências emocionais de um líder têm um grande impacto no resultado final da organização. Dentro dos seus mais recentes livros, incluem-se Social Intelligence: The New Science of Social Relationships ; Ecological Intelligence e What Makes a Leader. O seu novo livro Altered Traits: Science Reveals How Meditation Changes Your Mind, Brain and Body, escrito com Richard Davidson e divulgado em setembro de 2017, é o seu mais recente lançamento. Através de uma investigação inovadora, Goleman e Davidson exploram a forma como a meditação e o mindfulness podem atingir mudanças mentais e comportamentais reais, positivas e duradouras. Além destes, detém ainda uma coleção de artigos da Harvard Business Review, LinkedIn e outros jornais de negócios.

O seu trabalho sobre o cérebro e a ciência comportamental foi nomeado por duas vezes para o Pulitzer Award e reconhecido com o Washburn Award e Prémio Carreira pela American Psychological Association. Antigo jornalista científico do The New York Times, foi nomeado em 2011 e 2013 para o “Thinkers50” e “Top Business Guru” pelo Accenture Institute for Strategic Change.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Existem quatro componentes para a Inteligência Emocional: autoconhecimento e autogestão, que são a base para a liderança própria; e a conscientização social e gestão do relacionamento, que são essenciais para liderar os outros. As vantagens destas quatro componentes são a base de uma liderança de topo. Dentro de cada uma das componentes da Inteligência Emocional há competências adquiridas ou competências que são cruciais para uma liderança excecional. Por exemplo, para a autogestão, algumas das competências de liderança adquiridas são: equilíbrio emocional, adaptabilidade e perspetiva positiva.

Na sua apresentação, Daniel Goleman irá abordar o uso da Inteligência Emocional no caso comercial e científico, como chave para uma liderança excelente e um desempenho distinto.

KEY POINTS

  1. Descreve detalhadamente as 12 competências cruciais da Inteligência Emocional
  2. Mostra como a fraqueza numa competência causa problemas na liderança
  3. Explora a contribuição única das competências de Inteligência Emocional para uma liderança de topo
  4. Partilha exemplos de líderes com pontos fortes em diversas competências
  5. Explica como desenvolver forças nas competências de Inteligência Emocional