Observação Direta

Observação Direta

A observação direta é um método utilizado em research de cariz exploratório e descritivo. A observação consiste na visualização e registo sistemático de padrões de comportamento das pessoas ou outros objecto de forma obter informações sobre o objecto da Pesquisa. O observador não questiona pessoas nem comunica com as pessoas que estão a ser observadas, apenas regista, geralmente, segundo uma grelha de observação, os comportamentos efectuados.

Em pesquisas onde o objecto do estudo não são pessoas mas outros alvos (por exemplo o layout de uma loja), o observador regista as observações segundo uma matriz previamente planeada.

Este tipo de pesquisa pode ser estruturado ou não estruturada, isto é, no primeiro caso é especificado o que deve ser observado e como devem ser registadas as observações; no segundo cado, o observador regista os aspectos que parecem importantes para o problema em análise. Este segundo método requer uma grande experiência do observador e é aplicável em matérias onde não existe conhecimento prévio sobre o assunto, geralmente, para preparar um trabalho de investigação estruturado posterior.

A observação pode ser realizada em ambiente real ou em ambiente simulado, dependendo a sua escolha do problema em questão.

bt_cornerPT

Indique a sua pesquisa